Bem - vindos!

Olá gente, resolvi criar esse Blog para falar de cultura, básicamente sobre a música, dando prioridade ao samba, esse estilo musical que é a indetidade do nosso país. Também irei falar um pouco sobre mim, mas a minha preferência é somente falar sobre música. Espero poder compartilhar algo que tenha bastante conteúdo, aceito crítricas e sugestões. Fiquem à vontade.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Samba é samba de qualquer jeito, mas com um Violão 7 cordas fica beeemmmmmm melhor...

O violão de 7 cordas é um instrumento musical, consistindo de uma alteração do violão tradicional (com 6 cordas) ao adicionar uma corda, mais grave que as demais. Originalmente, a corda adicionada era uma de violoncelo, afinada em , e necessitava o uso de uma dedeira no polegar. Mais tarde começou-se a usar uma corda grave, afinada em si, feita como as demais cordas graves (bordões) do violão. Muitos violonistas utilizam, no choro, a sétima corda afinada em visto que existem muitos choros na tonalidade de dó e poucos em si. Assim um bordão com essa nota em corda solta facilitaria bastante a montagem de acordes e o desenvolvimento de frases na baixaria.
Segundo Raphael Rabello: "No estilo choro, o violão caracteriza-se por frases de contraponto geralmente em escala descendente, utilizando-se somente as cordas graves. Daí o nome baixaria. Tute sentia necessidade de algumas notas mais graves, daí a idéia de colocar uma corda a mais nos bordões." É bom ressaltar que a baixaria do 7 cordas dá à música um sentido de continuidade, caracterizado pela presença de contracantos com a melodia.
Após a morte de Tute, Dino 7 Cordas seguiu seus passos, se tornando uma das maiores referências no instrumento, ao lado também de Ventura Ramirez.

Ficheiro:Violão sete cordas.jpg
Veja como é gostoso o som desse instrumento que chama muita atenção, nas rodas de samba, serestas, valsas e de choro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário